quinta-feira, 28 de abril de 2011

A bailarina era tão grande
como uma árvore caminhante;
e seus braços longos e brancos
tão fugitivos e flutuantes
como as nuvens filhas dos campos.

O giro de sua cintura
- rápida e fina como um fuso –
era de firmeza profunda
e fragilidade tão pura
como as do próprio eixo do mundo.

Oh! – o desdobramento amplo e calmo
de seus joelhos! O círculo alto
que o tênue pé determinava!
Limite da fluidez humana...
Límpido e implacável compasso...

Voava! – e logo se desfazia,
Num gesto de albatroz rendido.
E de novo aos ares a vida
arriscava, impotente e linda,
algemada ao peso inimigo.

E tão divinamente exata
vinha à terra e aos céus se elevava
que era tão grave o instante alado
como o da derrota no espaço
- mas ambos igualmente plácidos.

Ó bailarina, ó bailarina,
deusa da estreita geometria!
ó compasso, ó balanço, ó fio
de prumo, ó secreto algarismo,
primeiro e eterno número ímpar!

Alça o teu voo além da queda,
rompe os elos de espaço e tempo,
galga as obrigações da terra,
atira-te em música, ó seta,
e restitui-te em pensamento!

Cecília Meireles

Um comentário:

  1. Parabéns pelo teu blog... De uma delicadeza...
    Fiquei encantada... Ao olhar teu perfil tive um susto: moras em Curitiba!
    há quase 1 Mês me decepcionei tanto com uma amizade (pensava eu)... justamente dai... Essa pessoa veio pra o nordeste e foi morar com uma pessoa daqui... (que havia sido meu ex)... Se mudaram pra Bahia e em menos de 1 mês ela viu que estava servindo apenas de empregada e cofre desse homem... apenas pela internet passamos a manter contato e eu a ajudei a voltar pra curitiba... e num momento em que eu passei por uma decepção (fui assaltada, fiquei muito doente) ela (já em sua amada terra), virou-me as costas e me escorraçou... disse que não poderíamos ser amigas... Isso foi cruel.. eu a ajudei, fiz o que estava ao meu alcance e fingia não ver que ela falava de nós nordestinos como sujos, suados e fedorentos...as nossas cidades eram sujas e o povo era feio...
    Fingi não ver todo esse preconceito...
    Agora, Curitiba me assusta... (o cara apenas mora no nordeste - ele nasceu em São Paulo) essa foi a justificativa pra nos desclassificar... E ainda me chamou de prolixa e deprimente...
    Espero que ela esteja bem...mas acredito na lei do retorno... E por favor Val.... não me ache chata,,,nós nordestinos somos sofridos mas somos pessoas boas...
    Desculpe o meu desabafo... Mas cheguei a chorar ao ver que eras dai... Um abraço e paz...

    ResponderExcluir